19/05/2009

Polaroid #1



Numa época em que o digital condicionou o nosso olhar, dando-nos imensas possibilidades de manipulação da imagem, a Polaroid continua a ser um processo mágico e irreverente. Do "clique" até à revelação da película, a aparência da imagem aos nossos olhos, nas nossas mãos, transporta-nos a um outro tempo... o da descoberta, do imponderável, da sua sedução.

Edwin H. Land inventou a "fotografia instantânea" em 1947. Com o intuito de aperfeiçoar e testar as suas máquinas fotográficas e películas, contratou vários artistas e fotógrafos. Ansel Adams, o primeiro consultor da Polaroid Corporation, considerava importante que as fotografias Polaroid coabitassem com as fotografias convencionais de alta qualidade de fotógrafos de renome.
Na década de 70 os vários adeptos da Polaroid, começaram a quebrar barreiras, tanto a nível técnico como estético. Surgiu uma nova era de experimentalismo fotográfico. Sobre as películas aplicavam tintas, perfuravam-nas com agulhas, riscavam-nas, aqueciam-nas.

Entre muitos, Helmut Newton, Andy Warhol, Mapplethorp, não resistiram à Polaroid - uma nova experiência com características muito próprias.